Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

As Vulnerabilidades Dos Documentos Digitais: Obsolescência Tecnológica E Ausência De Políticas E Práticas De Preservação Digital




Resumo



Objetivo. Este trabalho procura debater os pontos teóricos referentes à obsolescência tecnológica, implementação de políticas organizacionais, estratégias de preservação e sistemas informatizados. Método. Desenvolve-se o levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, como livros, teses, sítios da Internet e artigos de periódicos científicos indexados no Google Scholar e Portal de periódicos da CAPES. A coleta de dados tem como base a análise qualitativa, e realiza uma revisão de literatura capaz de apresentar o estado da arte sobre a preservação e a fragilidade dos documentos digitais. Resultados. Entre os resultados pode-se considerar a obsolescência tecnológica uma consequencia da própria tecnologia motivada por uma evolução desenfreada. Desta forma, vem atingindo softwares, formatos de arquivo, sistemas operacionais e profissionais responsáveis pela preservação, e assim coloca um parte significativa da memória das sociedades contemporâneas em risco. Conclusões. Destaca-se a importância da políticas institucionais, das estratégias de preservação digital e dos sistemas informatizados. Através destes será possível planejar, monitorar e tratar os documentos digitais, minimizando os efeitos da obsolescência tecnológica com a finalidade de preservar seu conteúdo e sua fidedignidade.


Palavras-Chave



Documento digital ; Documento eletrônico ; Obsolescência tecnológica ; Preservação digital ; Tecnologia da informação


Texto Completo:

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Repositórios digitais confiáveis para documentos arquivísticos: ponderações sobre a preservação em longo prazo

A1 - Ciências Sociais e Aplicadas
B1 - Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Interdisciplinas
B2 - Educação, Arquiterura, Urbanismo, Engenharia III, Letras e Linguística, Planejamento Urbano e Reginal/Demografia


Repositórios digitais confiáveis para documentos arquivísticos: ponderações sobre a preservação em longo prazo


Resumo

A evolução da tecnologia da informação e a sua inserção na Arquivologia proporcionou rupturas no conceito e na concepção de documento arquivístico que se refletem nas práticas de gestão, preservação e acesso. A complexidade e a especificidade do documento arquivístico digital implica na necessidade de um tratamento diferenciado se comparado aos documentos tradicionais em suportes analógicos. Além disto, é preciso garantir a integridade e a autenticidade dos documentos digitais armazenando-os em um sistema confiável. Neste sentido, os repositórios digitais se configuram no âmbito global como a melhor alternativa para a preservação em longo prazo, entretanto, as ações para gerar confiabilidade ainda são pouco difundidas. Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre os requisitos para desenvolver um repositório digital confiável. A metodologia utilizada consiste na revisão de materiais previamente publicados nos últimos vinte anos, a qual aborda os dados de forma qualitativa, enfatizando os estudos mais recentes. Dentre os avanços mais significativos, salienta-se a realização de auditorias para que os repositórios possam ser certificados como “confiáveis”. Além disso, é reforçada a utilização de normas e recomendações, e a definição prévia de políticas de preservação digital que considerem a confiabilidade durante todo o ciclo documental, configurando assim uma custódia confiável.


Palavras-chave:

Arquivologia; Documentos arquivísticos digitais; Repositórios digitais; Confiabilidade; Preservação Digital